segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

AULA 07

Tecnologia: Redes Sociais, Gerações e Internet das Coisas
Implicações em suas carreiras (qual o impacto dessas tecnologias em suas carreiras?)
Como se preparar? Quais ações tomar?

Segunda Atividade - <aqui>
Texto/Artigo -  Geração Eu, eu & Eu - <aqui>
Artigo Original (Revista Time - "Millennials: The Me Me Me Genaration") - <aqui>

Materiais Complementares / Leitura:
Slides da Aula - <aqui>
Texto base:  Nill

Materiais complementares (apresentações):
Área de Computação - Computação invisível e Internet das coisas  -  <aqui>

23 comentários:

  1. Atividade 2 - Aline Larissa

    Respostas : a) Eu acredito que sim, porque a tendência e piorar, conforme as gerações estão evoluindo com as tecnologias elas estão ficando mais preguiçosas e a tendência é piorar porque logo, logo nem vão querer mais ter vida social, convivência com outras pessoas que não sejam pela internet. Vai continuar crescendo mais para pior porque tem certas coisas na vida que é importante, e já estão se perdendo com a evolução exemplo: família. Logo vão ser todos egoístas e sozinhos.

    b) Essa geração não conseguirá desenvolver novas tecnologias, porque as atitudes dessa geração as levam para um buraco, e por serem tão arrogantes, preguiçosos, desinteressados, mimados, apáticos e narcisistas só conseguem coisas para si, e tecnologia quando se é criada não é para si e sim para o mundo e para uso de milhares de pessoas.


    c) Não implicam em mudanças de atuação profissional porque o mercado de trabalho não mudará na minha opinião, nós que sempre teremos que nos adequar as empresas e para os métodos de trabalho, mesmo no futuro esses jovens sendo chefes, acredito q o mercado não mudará. O mercado de trabalho e capaz de ficar mais exigente com esses jovens, e ensinará muitas coisas pra eles. Minhas perspectivas para meu futuro profissional são as melhores possíveis pois eu não tenho muitas dificuldades para me adequar as coisas novas. E espero que eu consiga trazer muita tecnologia boa para o mundo e que eu contribua para essa geração nova mudar um pouco seus conceitos sobre a vida.

    ResponderExcluir
  2. Ativ 2 - e

    a) Sim, porque cada vez mais nós estamos dependentes da tecnologia para podermos se comunicar com as pessoas. Estamos cada vez mais conectados com o mundo virtual, quanto mais tecnologia temos, mais vamos querer.

    b) Stein retrata os jovens de hoje com um pensamento muito pejorativo. Os jovens, não importa qual geração, tem uma tendência de serem um pouco mais despreocupados do que os adultos. Como essa geração vive o tempo todo conectado podem ter maior facilidade de desenvolver novas tecnologias, com isso devem surgir ideias boas para o avanço da tecnologia.


    c) A tecnologia, se usada corretamente, ajuda no desenvolvimento profissional já que quando queremos saber de algo nós vamos buscar as informações na internet. O mercado de trabalho pode se adequar a essa nova geração sem muitos problemas, tendo em vista que cada vez mais empresas estão se conectando e tentando se adaptar à essas novas mudanças, e desenvolvendo técnicas para melhorar a atuação dessas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Atividade 2- Tiago Epitácio de jesus

    1-) Acredito que sim, apesar de encontrarmos muitos jovens como diz o autor, arrogantes, preguiçosos, desinteressados, mimados, apáticos e narcisistas dentro dessa mesma sociedade e geração encontrarmos muito mais jovens antenados de uma forma positiva que buscam as mudanças e o melhor não só para si mas para todos com a ajuda da tecnologia, pois ela nos tem proporcionado mais facilidade e agilidade no aprendizado de novas tecnologias.
    2-) Nos dias atuais vemos grandes implicação, contudo é evidente que com a facilidade em usar a tecnologia e acesso maior aos gadgets nos tornamos mais informados e geradores de conteúdo, tornando as implicações indiferentes dentro de jovens sonhadores que buscam um mundo melhor.

    3-) Sim, pois com o avanço da tecnologia a sociedade teve a necessidade de uma readaptação com a situação atual, os profissionais de hoje em dia necessitam também disso, dessa interatividade e fácil adaptação.

    ResponderExcluir
  4. Ativ 2 - A) Sim enquanto os jovens tiverem smartphones e demais tecnologia sem limites sem fazer nenhuma outra atividade iremos tem jovens Arrogantes que sonhando em enriquecer sem fazer esforço nenhum para isso.

    B) Joel Stein retrata nossos jovens de hoje que vive atrás de um computador.
    E não faz mais nada além de ficar conectado famosos mimados.

    C) A tecnologia nos ajuda no dia-a-dia para o desenvolvimento de nossas rotinas diárias
    Sabendo utiliza teremos ganhos de tempo para focar em novas atividades diárias.

    ResponderExcluir
  5. Ativ 2 - Milton Martins e Vitor Ferrari
    1 - Sim, pois grande parte dessa geração se condiz um pouco com o que é citado no artigo, porém há um certo exagero do autor na descrição de algumas características da geração Millenium.
    2 - Uma geração que não é capaz de criar novas tecnologias estagnaria a evolução, porém existem muitos jovens dessa geração buscando conhecimento, assim tornando essa geração capaz de inovar.
    3 - Com base nessas características em relação aos profissionais da área de TI, boa parte delas não condiz, pois algumas características deste profissional está relacionado com criatividade, iniciativa e foco no seu objetivo.
    Buscando qualificações para seus funcionários, tentando mudar ou aprimorar algumas de suas características.
    Crescer tanto como pessoa e profissionalmente, buscando dar o melhor na função que irei exercer, tentando sempre inovar e aprimorar o meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  6. Atividade 2 - Marcos Matias e Alice Hata

    Há mudanças em relação aos valores e visões sobre o mundo entre as novas gerações e as passadas, mesmo com essas diferenças, o processo evolutivo ainda permanecerá. Essas características não limitam uma pessoa de aprender e contribuir com o processo evolutivo, treinar as capacidades que não dominamos faz parte da vida e a juventude, sem generalizar as gerações, todos temos prós e contras.
    O fato da geração possuir algumas características negativas não quer dizer que não tenhamos a capacidade de raciocinar, refletir e inovar; pelo contrário, pois a tecnologia nos trouxe facilidades em relação à disseminação de ideias, a possibilidade de debates em relação aos problemas sociais, políticos e éticos; tornando a nova sociedade adeptas ao trabalho aliado ao bem-estar.
    Algumas características como o imediatismo, criatividade e vontade de tornar nossa vida mais “fácil” podem ajudar o desenvolvimento de novos projetos que satisfaçam o mercado que busca trazer acessibilidade, qualidade de vida, bem-estar, sustentabilidade, entre outros.
    Contribuir da melhor forma possível, com inovações e reconhecimento do próprio trabalho são as perspectivas em relação ao futuro profissional.

    ResponderExcluir
  7. Atividade 2
    Nome: Wilson Teixeira

    A) Acredito que sim, pois as pessoas já
    estão adaptados a tecnologia entretanto o ritmo de como isso vai ocorrer vai depender de outros fatores como custo, equipamentos, etc.

    B) O desenvolvimento de novas tecnologias que hoje é feito pelas grandes empresas da área ele vai continuar com o monopólio desta empresas.

    C) As empresas da área de TI vem se adaptando ao costumes dessa nova geração, tanto é que a melhor empresa para se trabalhar é o Google.

    ResponderExcluir
  8. ATIVIDADE 02

    Gerson Pinheiro e Letícia Cortez

    A) Sim, pois é um processo de evolução, a cada dia um novo avanço da tecnologia, facilitando e tornando as pessoas cada dia mais dependente dela.

    B) O que gera implicação é seu contato apenas pelas redes, sendo assim um formador de opinião virtual, afastando-se assim da sociedade. Quanto mais o contato com a tecnologia, menos contato físico necessitará.

    C) Não.
    O mercado continuará em crescimento e inovação, é necessário essa nossa adaptação com esse crescimento.
    Perspectivas de junto assim evoluir, apresentando alternativas diferenciadas e criativas, aliados as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  9. Atividade 2
    Nomes: Rubens de Souza e Thuane Souza

    A) Sim, a tecnologia vai evoluir cada vez mais a cada ano. A geração que faz parte desse mundo é globalizada e como o autor se refere, querem ficar somente naquele " mundinho ", bisbilhotando a vida alheia, sonhando alto sem sair de casa para ter vida social, pois cada dia que se passa dá pra se fazer tudo pela internet sem precisar sair de casa, isso é maravilhoso, mas pode se tornar comodo e prejudicial a saúde pois o contato humano pessoal se acaba.

    B) Para os jovens dessa geração não há implicações quando o assunto se trata de estudos e aprofundamentos, quando a tecnologia é usada para estes requisitos não há nada que impeça que essas pessoas inovem e criem cada vez mais, pois elas já estão mais conectadas e sabem realmente do que o mundo precisa.

    C) Em nossa área de Eventos, é necessário estar cada vez a par das novas tendências e tecnologias para que você saia na frente com diferencial e trazendo novidades. Assim as pessoas que não fazem parte deste ''mundo'' continuam a oferecer sempre os mesmos serviços pois não acompanham a grande massa.
    As perspectivas para o futuro profissional são as melhores pois vai facilitar os nossos serviços e acabando com a mão de obra sendo substituídos por maquinas que fazem os mesmos serviços

    ResponderExcluir
  10. Atividade 2

    Aluna: Mirian Moraes
    2ª Semestre de Eventos
    A) Eu acredito que sim, pois cada dia mais e mais está ficando dependente da tecnologia, e realmente as pessoas estão se isolando mais dos convívios sociais e se isolando no mundo da tecnologia.
    B) Com avanço da tecnologia os jovens estão absolvendo informação mais rápida e querendo tudo pra ontem, mais procurando mais e mais novidade.

    C) Com avanço da tecnologia foi necessário se readaptar para pode crescer, principalmente para um crescimento profissional na ária de eventos, pois acredito que a tecnologia vai me ajudar muito em todos dos planejamentos, execução e pós evento.

    ResponderExcluir
  11. Atividade 2- Melina Muzzin
    2ª Semestre de Eventos

    A) Sim, a tecnologia tem crescimento exponencial, ou seja, ela evolui de forma rápida em um curto período de tempo. As novas gerações já nasceram na era digital e para elas isso será apenas uma extensão do que são. Porém, com todos esses avanços, a socialização "face-to-face" se torna opcional. Além disso, a característica mais marcante da geração que é o imediatismo se intensificará conforme coisas novas vão surgindo na mesma velocidade que esperam.

    B) É evidente que a maior implicação da tecnologia é a mudança social e a forma de como as coisas são feitas atualmente. Estamos na era das informações em velocidade "da luz", do compartilhamento de informações (porém sem filtro) e da inovação.

    C) Na minha profissão, Marketing, posso dizer que o avanço tecnológico criou um novo profissional. Antigamente, apenas com o marketing offline, existiam diversas limitações. Hoje, com o marketing digital, amplia-se o mercado e as possibilidades. Se o profissional não se adaptar, está fadado ao fracasso. Acredito acontecer o mesmo na área de eventos, pois o uso da tecnologia e seus avanços mudaram a sociedade e todo um contexto.


    ResponderExcluir
  12. Atividade 2
    2º Semestre de Eventos
    Solange Andreazza
    Simone Garcia Moraes

    a) Acreditamos que não, uma vez que, conforme a tecnologia acelera seu desenvolvimento, as gerações também.

    b) O que muda é a forma de interagir com a vida e com o mundo, essa foi a grande falha na percepção de Stein. Há problemas, como em toda geração, mas também há crescimento, há o desenvolvimento de relações mais saudáveis no trabalho, por exemplo.

    c) Implicam sim, uma vez que a relação da geração Millenium com o trabalho também muda. Enquanto a geração Y é focada na meritocracia, a geração Millenium estabelece uma relação de bem-estar unido à resultados no trabalho. Isso irá se refletir no mercado, já está se refletindo. O número de empreendedores cresce brutalmente e uma das justificativas é a não adaptação à rotina tradicional de trabalho. O Google foi o primeiro a perceber e adaptar essa relação de trabalho. O mercado não tem outra opção a não ser se adaptar a essa realidade ou será obrigado a conviver com funcionários descontentes, depressivos e sem resultados.

    ResponderExcluir
  13. Ativ 2 e

    A) Sim, pois toda da geração tem como objetivo redimir os erros da anterior, segundo o autor, nosso futuro nunca esteve nas mãos de pessoas mais instruídas ou com maior domínio da tecnologia.

    B) As implicações de desenvolvimento retratadas são: arrogantes, preguiçosos, desinteressados, mimados, apáticos e narcisistas, que não se incomodam em ainda morar com seus pais; sem dúvida, uma lista de adjetivos dignos de fazer qualquer mãe desejar cavar um buraco na terra para se esconder de vergonha, certo? Afinal, que futuro estaria reservado para filhos como estes, que vivem com os narizes enfiados em seus smartphones bisbilhotando a vida dos outros e sonhando em enriquecer sem fazer esforço? Resposta: recriar a sociedade em que vivemos.

    C) No mercado de eventos, o profissional deve ser comunicativo e socializar com as pessoas para uns bons resultados em seu trabalho.
    A “Geração Me Me Me” no mercado de eventos, terá grandes dificuldades na interação com o público e no desenvolvimento do seu trabalho.
    As perspectivas esperadas é atuar com excelência no mercado e ter bons resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor, os nomes doas alunos são:
      Mariana Barreiro
      e
      Tatiane Carvalho.

      Mandei entre "maior" e "menor" < >

      Excluir
  14. Atividade 2

    Aluno: Paulo Henrique de Souza Claro

    2º Semestre de Eventos

    A) Não, pois acredito que a nova geração ira ter um processo evolutivo mais rápido e maior que a geração atual, pois a geração atual nasce com a tecnologia já imposta em sua vida.

    B) Uma dessas implicações pode ser o desenvolvimento muito rápido de tecnologias, não dando esse tempo necessário de absorvição sobre elas, e fazendo com que essa nova geração acabe utilizando muito de seu tempo para essa utilização e acabe deixando de lado coisas cotidianas buscando cada vez mais por novidades.

    C) A área profissional escolhida por mim é uma área que sempre existiu a necessidade de readaptação, pois conforme tecnologias são criadas a mudança de atuação ao mercado se vê necessária, tendo em vista isso o mercado sempre irá precisar de profissionais que sejam maleáveis a essas mudanças, visando na contratação desse funcionário a sua perspicácia para tal função.

    ResponderExcluir
  15. Atividade 2
    Alunas: Vitória Critofoletti e Isabelly Garcias

    a- Não pois, mesmo as gerações anteriores estão em eterno processo evolutivo, e isso implica a influência da geração Me Me Me. Uma geração culminar com a outra é o processo evolutivo.
    b- Na atualidade o distúrbio criado pelas tecnologias (ou falta delas) já se passam despercebidos entre os próprios usuários. Com o acréscimo dessa tecnologia, virá o acréscimo dos distúrbios entre as gerações.
    c- Sim, pois na área de eventos a comunicação é essencial, com o aumento de tecnologia isso pode vir a ser uma melhora, onde conseguiremos automatizar muitas tarefas.

    ResponderExcluir
  16. Atividade 2

    Alunos : Bruno Arruda e Lucas Andrade

    A- Sim, pois estamos ficando cada vez mais dependente da tecnologia. Já não se brinca mais na rua como antigamente (pular corda, amarelinha, etc) e com isso estão perdendo cada vez mais o contato humano.

    B- Com o avanço da tecnologia, os jovens tem informações mais fácil, se conectam com as pessoas com mais facilidade. A tecnologia nos da a sensação de "resposta imediata", querendo tudo na hora.

    C- Com o avanço da tecnologia, automaticamente rola um avanço na "mão de obra" também. Por exemplo : antigamente era necessário varias pessoas para cortar cana. Então, veio a tecnologia com a criação de um caminhão "inteligente" que consegue cortar a cana e ao mesmo tempo separar o "resto" e a partir disso elimina varias pessoas do mercado de trabalho (boias frias). Com esse avanço, foi necessário uma adaptação para o desenvolvimento profissional

    ResponderExcluir
  17. ATIVIDADE 2
    ADRIANA ANDRADE/VALMIR NETO
    2º SEMESTRE

    A) Na verdade, acreditamos que o ritmo aumentara, tendo em vista que a cada dia a tecnologia se torna mais presente na vida das pessoas, substituindo, inclusive, a interação interpessoal, e ja fazendo parte das casas e servindo como parte do vestuario do dia a dia, auxiliando em monitoramentos corporais, lembretes, alarmes, mensagens e recreação.
    B) A forma como vemos a tecnologia implica na forma com que ela é desenvolvida, tendo um constante avanço no uso da sociedade, a tecnologia se reinventa dia apos dia, trazendo o que está de acordo com a necessidade
    C) Sim, ja que como hoje em dia o dinheiro nao é o unico fator determinante na escolha de uma profissao, o mercado se reinventa pelas maos das pessoas que buscam a satisfação pessoal, e causa cada vez mais avanços em seus mais diversos campos.

    ResponderExcluir

  18. Flavio eventos 2 semestre Fatec Itu
    Jessica eventos 2 semestre Fatec Itu


    a) Sim pois a tecnologia ela está se tornando uma necessidade humana facilitando e tornando as pessoas mais independente
    b) Com a tecnologia que já temos hoje, vivemos em um mundo que milhares de pessoas vivem com problemas psicológicos e distúrbios como se vivesse no seu próprio mundo
    c) Sim altera o perfil do profissional de eventos, por que o mercado trará inovação e facilidade de divulgação e atingindo o seu público alvo com facilidade

    ResponderExcluir
  19. Marcos André F. da Silva e Keite Coutinho de Oliveira
    2º Semestre de Eventos- FATEC-ITU

    A) As tecnologias estão cada dia mais presentes em nosso cotidiano, e sim somos cada vez mais dependentes de toda ferramenta tecnológica que nos cerca. A comunicação é facilitada com estes recursos funcionando como agente facilitador nas nossas diárias, esta inovação continuará crescente no futuro.
    B) O autor descreve sobre a nossa dependência destas tecnologias, é cada vez mais crescente, assim estando cada dia mais conectados com este universo virtual, sendo elencado então mais estudos nesta área de desenvolvimento tecnológicos e pesquisas, e análises mercadológicas, sendo uma mudança constante e inovadora no mundo altamente globalizado.
    C) As tecnologias são ferramentas facilitadoras, se usadas corretamente, auxiliará e muito o profissional de Eventos, em planejar e organizar suas atividades com mais rapidez, eficiência, suprindo assim as necessidades. O mercado de trabalho competitivo, precisa de adequações e quem não se inovar e se reintegrar dessas novas tecnologias, pode tornar-se obsoleto, mediante ao processo evolutivo das tecnologias impostas nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  20. Flavio Eventos 2 semestre fatec Itu
    Jessica Eventos 2 semestre Fatec itu

    a) Sim pois a tecnologia ela está se tornando uma necessidade humana facilitando e tornando as pessoas mais independente
    b) Com a tecnologia que já temos hoje, vivemos em um mundo que milhares de pessoas vivem com problemas psicológicos e distúrbios como se vivesse no seu próprio mundo
    c) Sim altera o perfil do profissional de eventos, por que o mercado trará inovação e facilidade de divulgação e atingindo o seu público alvo com facilidade

    ResponderExcluir
  21. Atividade 2 - Mariana Mascarenhas e Marilene Kraus
    2º semestre de eventos
    A) Sim, acreditamos que com o desempenho dessa geração o ritmo da tecnologia se manterá o mesmo devido ao comportamento dos jovens da geração mimi.
    B) Joel Stein retrata os jovens como arrogantes, preguiçosos, mimados e apáticos e narcisistas, seguindo esta linha de pensamento não podemos grandes avanços, porém esse é um pensamento generalizado que não deveria ser dado a uma geração que cresceu com a tecnologia e por isso se tornou dependente da mesma.
    C) Sim, o avanço na área de eventos caminha junto com o avanço da tecnologia pois a criatividade é ferramenta fundamental para se vender bem um projeto e a tecnologia auxilia a criação do mesmo. O mercado de eventos procura profissionais mais qualificados para atuar na área, além de “cabeças pensantes” e que saibam utilizar bem a tecnologia.

    ResponderExcluir
  22. Assunto: Ativ 2 – Nathália Nunes e Alessandra Luz

    A) sim, porque a tendência é os jovens se inteirarem cada vez mais as tecnologias, se isolando da sociedade, assim como se sentem mais confortáveis de passarem mais tempo morando com seus pais.
    B) segundo o pensamento de Stein, as tecnologias podem parar de se desenvolver por a geração ser de preguiçosos, desinteressados, mimados.
    Mas o outro lado é que como os jovens tem maior facilidade com tecnologia.
    C) O mercado irá sofrer, pois essa geração busca ter satisfação no trabalho, e se especializam mais, o que causa maior concorrência e exigência, com profissionais cada vez mais capacitados para atuar na área.

    ResponderExcluir